TutoriaisXiaomi

Tutorial para instalar firmware / stock rom global celulares Xiaomi via Fastboot usando Mi Flash

Como trocar e/ou instalar a firmware Global ou beta em qualquer celular da Xiaomi utilizando o Mi Flash com o bootloader do aparelho desbloqueado.

Atenção

 Nós do Stock Rom não nos responsabilizamos
por quaisquer danos causados nos dispositivos.
A responsabilidade é inteiramente do usuário.
Para mais informações, leia os Termos do site AQUI

Créditos / Fonte

UduLuiz, tutorial original AQUI

IMPORTANTE: Para esse processo funcionar é preciso que o bootloader do aparelho esteja desbloqueado, caso precise fazer o desbloqueio veja o tutorial : Como desbloquear bootloader Xiaomi passo a passo.

Rom no formato FASTBOOT: esse tutorial é exclusivo para firmwares no formato FASTBOOT, não confunda com firmwares LOCAL UPDATE.
As roms Fastboot tem nomes semelhantes a este da imagem abaixo.

EXEMPLO: rolex_global_images_V10.2.3.0.NCCMIXM_20190605.0000.00_7.1_global_dc1454fa9b.tgz

Se estiver em .gz, mude a extensão para .tgz

Caso não apareça a extensão do arquivo no Windows, clique em EXIBIR >> Marque Extensões de nomes de arquivos

Lembrete! A troca da ROM com o Mi Flash não é um processo difícil, porém requer um pouco de atenção e paciência para seguir esse tutorial passo a passo! E antes de continuar faça um backup de todos os seus arquivos!

ETAPA 01: Baixar e instalar o Mi Flash e o Mi PC Suite

Mi Flash:  Google Drive
Mi PC Suite (Baixe o Mi Pc Suite do Site)

Instalando o Mi Flash
Descompacte e execute o arquivo MiFlashSetup.msi que você acabou de baixar, faça a instalação normalmente, conforme prints abaixo:

Nas primeiras telas bastar apertar “NEXT”.

NEXT

Vai aparecer um alerta no seu computador, pode clicar em SIM para permitir acesso!

Uma vez finalizada a instalação clique em “CLOSE”.

Instalando o Mi PC SUITE
Comentário importante: O Mi Pc Suite nem sempre é necessário, porém em alguns casos o Mi Flash não reconhece o celular conectado no PC sendo necessário a instalação do Mi PC Suite para que alguns drivers sejam instalados, desta forma para ganhar tempo já recomendo fazer a instalação do mesmo, pois ele é relativamente pequeno, e não será utilizado no processo depois da instalação.

Instalação
Execute o arquivo MiSetup.exe que você baixou anteriormente e faça a instalação.

Durante a instalação caso apareçam avisos de segurança ou de pedido de autorização para execução pressione SIM.

Após concluir a instalação do Mi PC suite, pode fecha-lo, afinal ele não sera utilizado para a troca da ROM, depois  reinicie o seu computador.

ETAPA 02: Baixar a ROM FASTBOOT GLOBAL para seu dispositivo

Você pode encontrar sua rom nesse link www.stockrom.net/xiaomi ou
direto no site da Xiaomi.
*Lembrando mais uma vez, baixe a firmware na versão ou formato FASTBOOT, não confunda com firmwares xiaomi LOCAL UPDATE.

ETAPA 03: Descompactar o arquivo da ROM

Depois que você baixou a ROM correta para o seu dispositivo, será necessário descompactar a ROM, para isso recomendo a utilização do WinRar, pois você não vai conseguir descompactar usando o descompactador do próprio Windows uma vez que o arquivo a ser descompactado tem a extensão .tgz .

DICA
Extraia ou mova a pasta extraía para um local de fácil acesso, pois você vai precisar selecionar essa pasta com todos arquivos lá no programa MI Flash.

Abaixo está um exemplo da rom extraída

ETAPA 04: COLOCAR O XIAOMI NO MODO FASTBOOT

Com o Celular Desligado, mantenha os botões de POWER e VOLUME MENOS pressionadas, até aparecer a imagem abaixo no seu aparelho, mostrando que o mesmo encontra-se no modo fastboot.

Feito isso, conecte o seu celular no seu computador via cabo USB.

ETAPA 05: TROCA DA ROM

Etapa 5.1 – Abrir o mi flash
Abra o programa Mi Flash que você instalou anteriormente.

Depois de abrir o programa, aperte o botão “reflesh”, para que o aplicativo possa listar o seu celular.

Etapa 5.2 – Selecionar o caminho da ROM
Agora selecione a pasta onde encontra-se baixada e descompactada a ROM, clicando no botão SELECT.

No meu caso deixei ela em: C:\Users\ferna\Downloads\rolex_global_images_V10.2.3.0.NCCMIXM_20190605.0000.00_7.1_global_dc1454fa9b\rolex_global_images_V10.2.3.0.NCCMIXM_20190605.0000.00_7.1_global

Etapa 5.3 – Bloquear bootloader
Caso queira bloquear o bootloader após a troca da ROM marque a opção “clean all and lock”, que encontra-se na parte inferior direita do aplicativo

A opção “clean all” limpa todos os dados do aparelho, porém mantém o bootloader desbloqueado.

Já a opção “save user data” apesar de apagar todos os apps instalados no celular, mantem arquivos e fotos do usuário.

RECOMENDO DEIXAR “clean all”

Recomendo utilizar a opção “clean all”, sem fazer o bloqueio do bootloader neste momento, pois caso tenha problemas ao passar a rom, manter o bootloader desbloqueado ajuda muito! Sem contar que alguns aparelhos chineses podem dar erro de ROM ao bloquear o fastboot ao passar a ROM Global.

Então caso tenha feito todo o processo corretamente, e escolhido corretamente a ROM para o seu aparelho, e ao passar a ROM e bloquear o bootloader, caso tenha o problema abaixo, do aparelho não carregar, não de desespere!

Nessa situação, refaça o desbloqueio do Bootloader, basta entrar no modo fastboot no aparelho, e passar o Mi Unlock novamente, que o aparelho vai desbloquear o bootloader, então você refaz o processo de passar a ROM, mas dessa vez deixa marcado a opção “clean all”, sem o bloqueio do bootloader.

Lembrando sempre de fazer um backup antes de todos seus arquivos antes de continuar. 

Vou dar uma dica extra aqui, caso de algum erro na instalação no programa Miflash, algum código de erro ou barra vermelha na hora de instalar no miflash.

Mude o nome da pasta da rom, coloque um nome bem curto, ex. redmi9, nomes muito grandes deixam o caminho do cmd muito extenso também, ideal é que não esteja dentro de muitas subpastas, ex. Downloas/redmi9/”arquivos da rom”.

Etapa 5.4 – Iniciando a troca da ROM
Para iniciar a troca da ROM aperte no botão “flash”

Então o processo será iniciado!

É importante neste momento ter paciência e não mexer no celular ou no computador, o processo todo pode levar alguns minutos, então aguarde até o mesmo concluir!

Quando o processo finalizar o seu celular vai reiniciar automaticamente!

Neste momento caso queira pode desconectar ele do seu computador e aguarde até que ele inicialize!

DICAS IMPORTANTES

Demora na primeira inicialização: Dependendo do modelo do seu celular, a primeira inicialização depois de concluir a troca da ROM pode levar entre 5 e 10 minutos, então seja paciência, vá tomar um café, dar uma volta enquanto o celular carrega!

Loop na troca da ROM: Caso o processo da troca da ROM mostrado na etapa 5.4 não seja concluído depois de cerca de 15 minutos aproximadamente, repita o processo utilizando outra porta USB no seu computador, ou então tente refazer o processo de outro computador.

Erro remote:device is locked. Canot flash images Significa que o seu aparelho está com o bootloader bloqueado, proceda o desbloqueio do bootloader antes de tentar novamente!


! SE O LINK GOOGLE DRIVE CAIU OU DER "Você precisa ter acesso" Deixe um comentário nos avisando, será corrigido o mais rápido possível.
!! LEIA ANTES DE FAZER O DOWNLOAD Faça login em sua conta Google para usar o Google Drive, antes do arquivo, você irá passar por um encurtador de links simples "cutbr.com", caso não consiga, veja instruções >> AQUI.

Gostaria de nos ajudar contribuindo com um valor simbólico?

8 Comentários

  1. Fiz todo procedimento correto. Aparece a mensagem de sucesso, porém não reinicia e fica agarrado na tela do fastboot.

    Já aguardei mais de uma hora para ver se reiniciava e nada.

    Acho que perdi o celular

  2. Fiz ”caca” no meu celular ao tentar fazer root, Xiaomi Mi 11t, não achei nenhum tutorial que fizesse resolver o problema igual o seu fez, cheguei a ir em foruns Russos e árabes e no final o seu foi tiro e queda, eu agradeço muito mesmo.

  3. Man o meu até foi todas as etapas mas o processo ta demorando muito, é normal? ja vai em 18 mil seg, faz 5h que eu botei pra começar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo

Desative o Bloqueador de Anúncios em Nosso Site

Por Favor, Desative ou Pause o bloqueador, depois atualize a página. Nosso site não tem poups, apenas anúncios em banners que não incomodam .