MotorolaTutoriais

Tutorial como gerar comandos para instalar stock rom / firmware Motorola

Publicidade

Este tutorial foi produzido em 3 partes, se já souber algum procedimento, pode pular alguma parte desejada, não esqueça de comentar depois do procedimento, seu feedback é muito importante para nós.

  • Parte 1- Gerando os comandos .bat através do arquivo flashfile.xml
  • Parte 2- Instalando e Atualizando os drivers usb ADB Fastboot
  • Parte 3- Instalando a rom ou firmware Motorola.

Caso tenha dificuldades com tutorial escrito, abaixo está um video com o mesmo procedimento.

Parte 1 – Gerando os comandos .bat através do arquivo flashfile.xml

Download Arquivos Necessários para gerar os comandos.

Atenção

Nós do Stock Rom não nos responsabilizamos
por quaisquer danos causados nos dispositivos.
A responsabilidade é inteiramente do usuário.
Para mais informações, leia os Termos do site AQUI

Tutorial para gerar comandos nos modelos novos e antigos Motorola.

Gerando os comandos através do arquivo flashfile.xml

Para gerar os comandos, você precisa apenas da Firmware + Ferramenta XML para Bat.

Primeira dica é mostrar extensões dos arquivos no Windows, assim não vai confundir com arquivos de mesmo nome, pode identificar pela extensão (as 3 letras depois do ponto).
Abra o explorer (qualquer pasta no Windows), clique em Exibir, depois marque a opção Extensões de nomes de arquivos

 

Extraia a Firmware + a Ferramenta XML para Bat, Entre na pasta da rom, copie o arquivo flashfile.xml


Cole o arquivo flashfile.xml dentro da pasta “Coloque flashfile.xml Aqui” que fica dentro da “Ferramenta XML para Bat.

 

Com o flashfile.xml dentro da pasta, de 2 cliques para abrir o arquivo “2-rsd-flash-flashfile-windows.bat

Em seguida vai abrir uma tela do CMD, clique em qualquer tecla e aguarde para gerar o arquivo .bat com os comandos, após o processo, observe que foi gerado um novo arquivo, “flashfile.bat” .

Pronto, esse arquivo flashfile.bat já tem todos comandos específicos para instalar essa rom, basta colocar na pasta da rom junto com os arquivos adb, fastboot, drivers instalados, celular no modo fastboot e dar um duplo clique nesse arquivo que a instalação já começa.

Se preferir ver os comandos ou copiar o texto, basta mudar a extensão do arquivo .bat para .txt, ou abrir com Notepad ++.

Créditos: Hovatek Forum

 

Parte 2 – Instalando e Atualizando os drivers usb ADB Fastboot

Agora que já temos os comandos (flashfile.bat), vamos instalar os drivers adb.

Requisitos

  • Adb Setup 1.4.3.exe (Drives Adb + Fastboot)
  • SDK Platform-tools mais recente  (para atualizar os drivers adb)

Instalando e atualizando os drivers adb

Baixe o Adb Setup 1.4.3.exe, Extraia com WinRAR, depois clique com botão direito do mouse sobre o adb-setup-1,4,3, depois clique em Executar com administrador, depois clique em SIM.

Publicidade

Vai abrir uma janela de instalação do driver ADB.

 

Nessa tela, digite y depois Enter, vai ter que fazer 3 vezes isso. 

 

Após as 3 confirmações, irá abrir a janela do Assistente para instalação de Driver de Dispositivo, só clicar em Avançar, depois concluir, pronto driver já instalado e pasta adb criada em C:

Atualizando os Drivers e arquivos da pasta adb

Drivers instalados e funcionando, mas recomendamos atualizar os arquivos com o sdk mais recente do Android, assim evita futuras incompatibilidades, vamos lá.

Baixe a versão mais recente do SDK Platform-tools.

Baixe a versão referente ao seu sistema operacional, após clicar, vai abrir uma janela, marque a caixa que concorda com os termos, depois clique em “FAZER O DOWNLOAD DE ANDROID SDK PLATFORM-TOOLS”

Após o download, Extraia o Arquivo usando WinRAR, depois selecione e copie todos arquivos da pasta platform-tools(EXCETO AS PASTAS).

Cole todos esses arquivos dentro da pasta adb, que fica em C:, vão ter 4 arquivos repetidos, clique em “Substituir os arquivos no destino”.

Pronto!! Drivers usb adb atualizados com o sdk mais recente.

 

Parte 3 – Instalando a rom ou firmware Motorola.

Agora temos os comandos(flashfile.bat da parte 1), drivers adb instalados e atualizados(parte 2), vamos para instalação.

Dica 1: Mude o nome da pasta da rom, coloque um nome bem curto, ex. Motog9, nomes muito grandes deixam o caminho do cmd muito extenso também, ideal é que não esteja dentro de muitas subpastas, deixe mais ou menos assim. Exemplo: Downloads/Motog9/”arquivos da rom”.

Dica 2: Só é possível instalar a mesma rom ou superior, exemplo: Se sua rom atual for a QPIS30.28-Q3-28-26-3 não é possível instalar a QPIS30.28-Q3-28-26-1, pode dar um soft brick, para fazer downgrade nos modelos Motorola, é necessário desbloquear o bootloader.

Copie todos arquivos da pasta platform-tools(que foi baixado na parte 2, EXCETO AS PASTAS)  e arquivo flashfile.bat (comandos gerados na parte 1) e cole junto com os arquivos da rom.

Coloque seu celular no modo Fastboot.

Com o celular desligado, pressione simultaneamente as teclas volume menos e tecla power (botão liga/desliga) de 3 a 5 segundos.

Após aparecer essa tela acima (modo fastboot) conecte seu celular ao pc (use o cabo de dados original ou de boa qualidade).

  • Agora de 2 cliques no arquivo flashfile.bat, e aguarde até o fim do processo de instalação.
  • O tempo para instalação pode variar de acordo com o tamanho da rom.
  • Obs: A primeira inicialização do dispositivo pode demorar alguns minutos, não faça nada, apenas aguarde.

27 Comentários

  1. Fiz o procedimento com um G7 power, levou cerca de 10 minutos, fiquei meio assustado pois estava demorando muito mas funcionou perfeitamente

  2. Meu Motorola One Vision ficou em bootloop, não rolou, vou esperar as próximas versões. Aconselho a quem tiver o mesmo problema, voltar á ultima versão do Android 10. Valeu a tentativa! Estou ansioso pra poder usar kkkkkk

  3. oi, eu formatei meu celular seguindo passo a passo do video, e de alguma forma ele fica travado em 11% de bateria, porem ao entrar no modo fastboot e deixar ele carregar a bateria passou de “low” para “ok” nas informaçoes que aparecem na tela, alguem sabe se foi algo que eu fiz errado?

  4. oi, formatei meu celular seguindo o passo a passo e agora ele fica travado qm 11% de bateria, mas ao entrar no modo fastboot indicado no tutorial pude perceber que ele carregou a bateria de “low” para “ok”, alguem sabe me dizer se tem como ajeitar isso?

  5. Opa, Mechi em coisas que não deveria e deu problema no cll,. Ele desligou e sempre que tento ligar aparece uma mensagem assim “DM-Security” corrupt quando vou usar o rescue and Smart aparece uma mensagem no programa informando que “Não foi possivel igualar o firmware apropriado. algumas informacoes chaves nao podem ser lidas do dispositivo” sabe como posso resolver? ou se esse metodo de instalação da stock rom resolve esse problema?

  6. Cara, me ajuda!!

    Fiz esse processo com o Moto One Macro – XT2016-2 com a ROM LIMA_RETAIL_10_QMD30.47-19_subsidy-DEFAULT_regulatory-DEFAULT_CFC.xml.zip do site https://mirrors.lolinet.com/firmware/moto/lima/official/RETAIL/.

    a tela ficou preta, e agora não da nenhum sinal de vida, ta preta! não é com o brilho baixo. Não consigo usar o programa rescue and smart, pois ele não conecta no usb. Mas sempre tem o som de conectando e desconectando.

    OBS: O aparelho está com bootloader habilitado, Já tentei entrar em modo fastboot, também apertei só o botão power e nada., nem quando conecto ao carregador ele da algum sinal

    POR FAVOR, ME AJUDAA!!

  7. Bom dia, estou tentando fazer isso no moto G8 Power, ele aparentemente ia dar certo, começou a iniciar pediu para eu colocar o chip, dai chegou na tela para conectar o wifi, apareceu uma tela azul escura e desligou, depois voltou para a mesma coisa de antes não sai da tela com o logo da motorola e meio que reinicia sozinho. O Flash não da erro nenhum.

  8. Não consigo fazer o pc reconhecer o celular. Já deletei tudo e fiz tudo novamente passo a passo. Já tentei com modo depuração usb ativado e desativado. Tentei todas as portas usb do pc. Já troquei de cabo…

    1. BOM DIA VOCÊ INSTALOU OS DRIVERS DA MOTOROLA NO PC OU NO NOTBOOK. CONFORME A VERSÃO SE FOR WINDOWS OU SE FOR LINUX ? . TEM QUE INSTALAR, NO PC SE NÃO INSTALAR NÃO VAI RECONHECER; SE FEZ ISTO E NÃO RECONHECER. AÍ SOMENTE TECNICO. TEM QUE RECONHECER.

    1. No meu desde o início fui baixando e passando rom do aparelho até que teve uma que voltou os imeis. Vai tentando desde a 1° do Android 8 até que dará certo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo