MotorolaTutoriais

Tutorial como gerar comandos para instalar stock rom / firmware Motorola

Este tutorial foi produzido em 3 partes, se já souber algum procedimento, pode pular alguma parte desejada, não esqueça de comentar depois do procedimento, seu feedback é muito importante para nós.

  • Parte 1- Gerando os comandos .bat através do arquivo flashfile.xml
  • Parte 2- Instalando e Atualizando os drivers usb ADB Fastboot
  • Parte 3- Instalando a rom ou firmware Motorola.

Caso tenha dificuldades com tutorial escrito, abaixo está um video com o mesmo procedimento.

 

Parte 1 – Gerando os comandos .bat através do arquivo flashfile.xml

Download Arquivos Necessários para gerar os comandos.

Atenção

Nós do Stock Rom não nos responsabilizamos
por quaisquer danos causados nos dispositivos.
A responsabilidade é inteiramente do usuário.
Para mais informações, leia os Termos do site AQUI

Tutorial para gerar comandos nos modelos novos e antigos Motorola.

Gerando os comandos através do arquivo flashfile.xml

Para gerar os comandos, você precisa apenas da Firmware + Ferramenta XML para Bat.

Primeira dica é mostrar extensões dos arquivos no Windows, assim não vai confundir com arquivos de mesmo nome, pode identificar pela extensão (as 3 letras depois do ponto).
Abra o explorer (qualquer pasta no Windows), clique em Exibir, depois marque a opção Extensões de nomes de arquivos

 

Extraia a Firmware + a Ferramenta XML para Bat, Entre na pasta da rom, copie o arquivo flashfile.xml


Cole o arquivo flashfile.xml dentro da pasta “Coloque flashfile.xml Aqui” que fica dentro da “Ferramenta XML para Bat.

 

Com o flashfile.xml dentro da pasta, de 2 cliques para abrir o arquivo “2-rsd-flash-flashfile-windows.bat

Em seguida vai abrir uma tela do CMD, clique em qualquer tecla e aguarde para gerar o arquivo .bat com os comandos, após o processo, observe que foi gerado um novo arquivo, “flashfile.bat” .

Pronto, esse arquivo flashfile.bat já tem todos comandos específicos para instalar essa rom, basta colocar na pasta da rom junto com os arquivos adb, fastboot, drivers instalados, celular no modo fastboot e dar um duplo clique nesse arquivo que a instalação já começa.

Se preferir ver os comandos ou copiar o texto, basta mudar a extensão do arquivo .bat para .txt, ou abrir com Notepad ++.

Créditos: Hovatek Forum

 

Parte 2 – Instalando e Atualizando os drivers usb ADB Fastboot

Agora que já temos os comandos (flashfile.bat), vamos instalar os drivers adb.

Requisitos

  • Adb Setup 1.4.3.exe (Drives Adb + Fastboot)
  • SDK Platform-tools mais recente  (para atualizar os drivers adb)

Instalando e atualizando os drivers adb

Baixe o Adb Setup 1.4.3.exe, Extraia com WinRAR, depois clique com botão direito do mouse sobre o adb-setup-1,4,3, depois clique em Executar com administrador, depois clique em SIM.

Vai abrir uma janela de instalação do driver ADB.

 

Nessa tela, digite y depois Enter, vai ter que fazer 3 vezes isso. 

 

Após as 3 confirmações, irá abrir a janela do Assistente para instalação de Driver de Dispositivo, só clicar em Avançar, depois concluir, pronto driver já instalado e pasta adb criada em C:

Atualizando os Drivers e arquivos da pasta adb

Drivers instalados e funcionando, mas recomendamos atualizar os arquivos com o sdk mais recente do Android, assim evita futuras incompatibilidades, vamos lá.

Baixe a versão mais recente do SDK Platform-tools.

Baixe a versão referente ao seu sistema operacional, após clicar, vai abrir uma janela, marque a caixa que concorda com os termos, depois clique em “FAZER O DOWNLOAD DE ANDROID SDK PLATFORM-TOOLS”

Após o download, Extraia o Arquivo usando WinRAR, depois selecione e copie todos arquivos da pasta platform-tools(EXCETO AS PASTAS).

Cole todos esses arquivos dentro da pasta adb, que fica em C:, vão ter 4 arquivos repetidos, clique em “Substituir os arquivos no destino”.

Pronto!! Drivers usb adb atualizados com o sdk mais recente.

 

Parte 3 – Instalando a rom ou firmware Motorola.

Agora temos os comandos(flashfile.bat da parte 1), drivers adb instalados e atualizados(parte 2), vamos para instalação.

Dica 1: Mude o nome da pasta da rom, coloque um nome bem curto, ex. Motog9, nomes muito grandes deixam o caminho do cmd muito extenso também, ideal é que não esteja dentro de muitas subpastas, deixe mais ou menos assim. Exemplo: Downloads/Motog9/”arquivos da rom”.

Dica 2: Só é possível instalar a mesma rom ou superior, exemplo: Se sua rom atual for a QPIS30.28-Q3-28-26-3 não é possível instalar a QPIS30.28-Q3-28-26-1, pode dar um soft brick, para fazer downgrade nos modelos Motorola, é necessário desbloquear o bootloader.

Copie todos arquivos da pasta platform-tools(que foi baixado na parte 2, EXCETO AS PASTAS)  e arquivo flashfile.bat (comandos gerados na parte 1) e cole junto com os arquivos da rom.

Coloque seu celular no modo Fastboot.

Com o celular desligado, pressione simultaneamente as teclas volume menos e tecla power (botão liga/desliga) de 3 a 5 segundos.

Após aparecer essa tela acima (modo fastboot) conecte seu celular ao pc (use o cabo de dados original ou de boa qualidade).

  • Agora de 2 cliques no arquivo flashfile.bat, e aguarde até o fim do processo de instalação.
  • O tempo para instalação pode variar de acordo com o tamanho da rom.
  • Obs: A primeira inicialização do dispositivo pode demorar alguns minutos, não faça nada, apenas aguarde.
! SE O LINK GOOGLE DRIVE CAIU OU DER "Você precisa ter acesso" Deixe um comentário nos avisando, será corrigido o mais rápido possível.
!! LEIA ANTES DE FAZER O DOWNLOAD Faça login em sua conta Google para usar o Google Drive, antes do arquivo, você irá passar por um encurtador de links simples "cutbr.com", caso não consiga, veja instruções >> AQUI.

Gostaria de nos ajudar contribuindo com um valor simbólico?

53 Comentários

  1. Por favor ajude! Fiz todos os passos e funcionou corretamente, mas queria bloquear o bootloader novamente e o sistema não inicializou. Não consigo desbloquear o OEM porque o dispositivo foi deixado no modo fastboot

  2. olá, baixei essa room: XT2231-1_HAWAIIP_RETBR_12_STAS32.79-77-28-50-7_hawaiip_g_user_CID50_sign_20231018192737_SVC, não consegui fazer a instalação

  3. Olá, fui fazer um procedimento do Pixel Experience Android 12L, instalei a custom rom e bloqueei o bootloader, e não consigo mais flashear a rom original, o que eu faço? Qual ROM eu tento instalar? Meu celular não está iniciando mais!

  4. Boa Tarde,
    No meu caso, até o presente momento não consegui instalar a Rom nem por este vídeo e nem por outros que vi e li. Pois pelo que percebi todos os que tentei associam este nome flashfile.xml ou servicesfiles.xml. Meu aparelho é um Motorola G22 do ano de 2022. Pelo que estou percebendo até nas rom mais antigas deste aparelho, também não tem estes dois arquivos citados. No caso só tem estes efuse_MT6765_STAS32.79-77-28-55-1.xml e o format.xml. Mesmo mudando o nome para os nomes de flashfile.xml ou servicesfiles.xml, a rom dá erro e nada é instalado. Alguém poderia me ajudar,

    1) Pois o procedimento pelo ADB Tool e não deu certo.
    2) Já fiz o procedimento pelo SP Tool(Windows) e não reconheceu o driver.
    3) Já fiz o procedimento pelo ADB Tool terminal (Linux) e também pede este arquivo que citei e que na minha rom não tem.
    4) Moto Auto Flash Tool(Versão anterior
    5) Droid Tool(não reconheceu driver)

    Tenho um Notebook Asus X84C com o Windows 10. Já instalei tudo o que pensar na maquina de drives, kkkk. Alguém poderia me indicar algum software, a não ser o o software oficial da Motorola, pois pretendo instalar uma custom rom.

  5. ATENÇÃO!
    Esse procedimento não funciona nos Motorola com chipset MediaTek!!!
    (matou o meu Moto G31… )
    Só recomendado para dispositivos com Chipset Qualcomm (Snapdragon)

  6. Fiz todo o processo igual ao tutorial, chegou na hora de executar com o telefone ja conectado e apareceu esta mensagem de erro
    “O programa não pode ser iniciado porque está faltando api-ms-win-crt-convert-l1-1-0.dll no seu computador. Tente reinstalá-lo para resolver esse problema.”

  7. quise actualizar mi moto g8 play y mate la rom, estoy intentando de mil formas repararla y no puedo, inicia todo el tiempo en el “bootloader logs”, con “no booteable a/d slot” no desbloquee la oem antes de intentar la actualización y me arrepiento de eso. La pc reconoce el dispositivo, hice esta guia y no tiro error en ningún momento, pero tampoco funcionó, una cosa que me llama la atención es “baseband: (not found)”
    ¿Se te ocurre que mas puedo hacer antes de llevarlo a una casa de repaciones?

  8. Meu notebook é Windows 11, não instala o adb por nada, já tentei as duas versões e simplesmente não instala, como posso resolver? Ou nesse caso é melhor não fazer a atualização da rom?

      1. como ele não instala o adb ,eu criei a pasta no c: e copiei os arquivos e tentei fazer o teste que mostra no video mas infelizmente não reconheceu o telefone no cmd

        1. Clica em windows+r

          Dentro do cmd %userprofile%

          Cria uma pasta com o nome desktop
          E faz o mesmo processo com certeza você vai conseguir.

      2. posso pular a instalaçao do adb e so copiar os arquivos pra dentro pa pasta rom e tentar passar a rom? obs o notbook faz o barulho como se tivesse reconhecido o celular no modo fastboot so não apareceu ele no teste do video

          1. ok de qualquer forma muito obrigado pela atenção fico no aguardo de um tutorial para o procedimento no windows 11 rsrs

      1. Eu fis todo processo pra atualizar a Room do moto edge 30 ultra mais tô com medo de der algum problema meu celular está com bootloader desbloqueado será que vai dá problema meu telefone reconhece no modo festboot então está tudo no Ponto e só clicar pra atualizar a Room e confiável

  9. Meu celular parou de funcionar o sinal do GPS e o chip não é reconhecido (ainda não fiz nenhum procedimento) será que ao realizar o update de firmware esses recursos voltariam a funcionar?

  10. hola tengo un moto g8 plus que no sale del modo fastboot tampoco entra al modo recovery ,accidentalmente cerre el OEM DESPUEs DE UNA INSTALACIÓN Y AHORA NO ME DEJA HACERLE NADA ,alguien sabe como lo puedo solucionar he descargado varaias rom pero me pone bootloader permission denied

      1. Pra quem está com problemas na etapa do (ADB) faça o seguinte , baixe a versão ADB fastboot 1.4.2 e instale .. depois vá em disco C ( arquivos de programas (x86) ) e lá vai estar a pasta ( minimal ADB and fastboot ) é a msm coisa .. pode seguir os msm passos do vídeo .. espero ter ajudado

          1. Obrigado pelo apoio.
            a versão que eu tenho é
            M7325_HI43_45.1293.01.68R BERLIN_PVT2_ROW_CUST
            e não consigo atualizar por ota.
            não consigo achar PVT2_CUST na lista
            🙁

    1. Pra quem está com problemas na etapa do (ADB) faça o seguinte , baixe a versão ADB fastboot 1.4.2 e instale .. depois vá em disco C ( arquivos de programas (x86) ) e lá vai estar a pasta ( minimal ADB and fastboot ) é a msm coisa .. pode seguir os msm passos do vídeo .. espero ter ajudado

  11. Boa tarde. Fiz todos os passos. Na parte que eu faço o teste para ver se reconhece meu smartphone no modo fastboot devices, não aparece o código e em seguida a palavra fastboot. Lembrando que para fazer esse teste o smartphone precisa ser reiniciado em modo “fastboot Flash Mode”.
    Por não detectar neste modo, acaba que se eu tentar fazer a instalação fica aparecendo a seguinte mensagem “waiting for any device”.

    O que fazer para dar certo a upgrade do android 11 para o 12?
    Espero ter sido claro.
    Desde já, agradeço.

      1. O android 12 que estava tentando baixar é uma versão diferente do meu aparelho. A versão do meu é o RRG31.Q3-23-12-3. Pelo que eu vi o android 12 é só para os S1RG32.53-18-11 acho que é por isso que não deu. Preciso esperar o 12 para a versão do meu, não é isso?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo

Desative o Bloqueador de Anúncios em Nosso Site

Por Favor, Desative ou Pause o bloqueador, depois atualize a página. Nosso site não tem poups, apenas anúncios em banners que não incomodam .