Tutorial como gerar comandos para instalar stock rom / firmware Motorola


Este tutorial foi produzido em 3 partes, se já souber algum procedimento, pode pular alguma parte desejada, não esqueça de comentar depois do procedimento, seu feedback é muito importante para nós.

Caso tenha dificuldades com tutorial escrito, abaixo está um video com o mesmo procedimento.

Parte 1 – Gerando os comandos .bat através do arquivo flashfile.xml

Download Arquivos Necessários para gerar os comandos.

Atenção

Nós do Stock Rom não nos responsabilizamos
por quaisquer danos causados nos dispositivos.
A responsabilidade é inteiramente do usuário.
Para mais informações, leia os Termos do site AQUI

Tutorial para gerar comandos nos modelos novos e antigos Motorola.

Gerando os comandos através do arquivo flashfile.xml

Para gerar os comandos, você precisa apenas da Firmware + Ferramenta XML para Bat.

Primeira dica é mostrar extensões dos arquivos no Windows, assim não vai confundir com arquivos de mesmo nome, pode identificar pela extensão (as 3 letras depois do ponto).
Abra o explorer (qualquer pasta no Windows), clique em Exibir, depois marque a opção Extensões de nomes de arquivos

 

Extraia a Firmware + a Ferramenta XML para Bat, Entre na pasta da rom, copie o arquivo flashfile.xml


Cole o arquivo flashfile.xml dentro da pasta “Coloque flashfile.xml Aqui” que fica dentro da “Ferramenta XML para Bat.

 

Com o flashfile.xml dentro da pasta, de 2 cliques para abrir o arquivo “2-rsd-flash-flashfile-windows.bat

Em seguida vai abrir uma tela do CMD, clique em qualquer tecla e aguarde para gerar o arquivo .bat com os comandos, após o processo, observe que foi gerado um novo arquivo, “flashfile.bat” .

Pronto, esse arquivo flashfile.bat já tem todos comandos específicos para instalar essa rom, basta colocar na pasta da rom junto com os arquivos adb, fastboot, drivers instalados, celular no modo fastboot e dar um duplo clique nesse arquivo que a instalação já começa.

Se preferir ver os comandos ou copiar o texto, basta mudar a extensão do arquivo .bat para .txt, ou abrir com Notepad ++.

Créditos: Hovatek Forum

 

Parte 2 – Instalando e Atualizando os drivers usb ADB Fastboot

Agora que já temos os comandos (flashfile.bat), vamos instalar os drivers adb.

Requisitos

Instalando e atualizando os drivers adb

Baixe o Adb Setup 1.4.3.exe, Extraia com WinRAR, depois clique com botão direito do mouse sobre o adb-setup-1,4,3, depois clique em Executar com administrador, depois clique em SIM.

Vai abrir uma janela de instalação do driver ADB.

 

Nessa tela, digite y depois Enter, vai ter que fazer 3 vezes isso. 

 

Após as 3 confirmações, irá abrir a janela do Assistente para instalação de Driver de Dispositivo, só clicar em Avançar, depois concluir, pronto driver já instalado e pasta adb criada em C:

Atualizando os Drivers e arquivos da pasta adb

Drivers instalados e funcionando, mas recomendamos atualizar os arquivos com o sdk mais recente do Android, assim evita futuras incompatibilidades, vamos lá.

Baixe a versão mais recente do SDK Platform-tools.

Baixe a versão referente ao seu sistema operacional, após clicar, vai abrir uma janela, marque a caixa que concorda com os termos, depois clique em “FAZER O DOWNLOAD DE ANDROID SDK PLATFORM-TOOLS”

Após o download, Extraia o Arquivo usando WinRAR, depois selecione e copie todos arquivos da pasta platform-tools(EXCETO AS PASTAS).

Cole todos esses arquivos dentro da pasta adb, que fica em C:, vão ter 4 arquivos repetidos, clique em “Substituir os arquivos no destino”.

Pronto!! Drivers usb adb atualizados com o sdk mais recente.

 

Parte 3 – Instalando a rom ou firmware Motorola.

Agora temos os comandos(flashfile.bat da parte 1), drivers adb instalados e atualizados(parte 2), vamos para instalação.

Dica 1: Mude o nome da pasta da rom, coloque um nome bem curto, ex. Motog9, nomes muito grandes deixam o caminho do cmd muito extenso também, ideal é que não esteja dentro de muitas subpastas, deixe mais ou menos assim. Exemplo: Downloads/Motog9/”arquivos da rom”.

Dica 2: Só é possível instalar a mesma rom ou superior, exemplo: Se sua rom atual for a QPIS30.28-Q3-28-26-3 não é possível instalar a QPIS30.28-Q3-28-26-1, pode dar um soft brick, para fazer downgrade nos modelos Motorola, é necessário desbloquear o bootloader.

Copie todos arquivos da pasta platform-tools(que foi baixado na parte 2, EXCETO AS PASTAS)  e arquivo flashfile.bat (comandos gerados na parte 1) e cole junto com os arquivos da rom.

Coloque seu celular no modo Fastboot.

Com o celular desligado, pressione simultaneamente as teclas volume menos e tecla power (botão liga/desliga) de 3 a 5 segundos.

Após aparecer essa tela acima (modo fastboot) conecte seu celular ao pc (use o cabo de dados original ou de boa qualidade).